sábado, 28 de abril de 2018

Conceito de amor


Existem vários conceitos de amor. O amor romântico por exemplo é aquele que absorve cada gesto com delicadeza, inspira cada rosa vermelha com paixão, e recheia a casa de velas com fragrâncias refrescantes. O amor ardente porém já é bem diferente, quando recebe a rosa, olha-a de forma atenta e de seguida olha-te nos olhos, crava-te a alma e gentilmente abre a mão enquanto solta a rosa e a deixa cair no chão. Os que amam com fogo, não usam velas, mas incendeiam a casa toda. 
Existem tantos géneros de amor, o amor platónico, o narcisista... Na mitologia grega eram catalogadas 7 formas de amar, Philia, Eros, Ludus, Agape, Pragma, Philautia e Storge. Na verdade existem centenas, talvez milhares formas de amar e talvez nenhuma delas venha sozinha. Talvez, na verdade, nenhuma delas seja uma ''forma'' e o amor seja assim, multifacetado, excêntrico, singular. Um saltitar na incoerência, um mergulhar nos desejos, um caminhar sobre as vontades, um flutuar no aconchego, um sobrevoar sobre algo que não sabemos o que é mas mesmo assim queremos com toda a nossa força.
O amor pode ser bem complexo. Tão complexo como um puzzle e tão simples como uma rosa. O amor pode bem ser o extremo. E talvez precisemos mesmo dos extremos para nos equilibrar. O precipício e o chão firme. Estar entre a vida e a morte. Amar tudo o que nos mata mas nos faz mover. Viver tudo o que nos ama, até à exaustão. E é esta exaustão que nos acalma. 

Existem vários conceitos de amor.
Qual é o teu?

Sem comentários: